Conheça as 5 principais obrigações!
A formação do Comitê do Compliance Trabalhista acontecerá durante a fase de planejamento da implantação do Programa e sua composição será interdisciplinar e com indicação soberana da diretoria da empresa.
Destaco que a áreas dos membros do Comitê abrangem, na maioria dos casos, os seguintes setores: diretivo, recursos humanos, jurídico, administrativo e financeiro e produção da empresa.
Os membros do comitê terão importantes responsabilidades, tais como:
(1) participar ativamente das reuniões periódicas de alinhamento e gestão dos pilares que compõem o programa do Compliance;
(2) identificar antecipadamente problemas internos e desvios de conduta dos colaboradores e terceiros;
(3) conscientizar os empregados com ações afirmativas de incentivo à conformidade da lei e das políticas internas;
(4) oferecer suporte aos empregados em qualquer situação de denúncias de desvios de conduta;
(5) adotar posturas corretivas e pedagógicas perante os empregados.
Além disso, o monitoramento constante fará parte do dia a dia dos membros do comitê do compliance trabalhista para o sucesso dos atos executados no programa do compliance trabalhista da empresa.
Aprofunde seu conhecimento
Como prevenir desvios de conduta e fortalecer a ética nas empresas com transparência e eficácia.
A chave para garantir a eficiência e o sucesso do Programa de Compliance Trabalhista.